Criar um Site Grátis Fantástico
Enquete
Pastores trabalhando juntos pela Boa Obra e :
Ótimo
Bom
Regular
Ruim
Ver Resultados




Partilhe esta Página



Pr Elias V. Silva

Pr Elias V. Silva

Algumas características de um discipulado equilibrado

 

     Muito se fala em discipulado, todavia quando vamos para a prática, vemos quão difícil é formar discípulos, mesmo assim, é nossa principal tarefa, haja vista que, em suas últimas palavras, o nosso Senhor Jesus nos impulsionou a isso “ portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” Devemos nos ater a esta tarefa árdua, porém gratificante de fazer discípulos. Algumas dicas para aplicarmos na prática do discipulado: 

 

  • ENSINAR PELO EXEMPLO. No discipulado cristão não podemos dizer; “faça o   que eu digo, mas não faça o que eu faço”. 

Por termos nosso modelo em Jesus Cristo, somos desafiados a sermos semelhantes a Ele. Suas palavras; “quem dentre vós me convence de pecado?” João 8:46, devem ser nossas. O discipulador deve ser exemplo:

“Sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza” Tm.4:12.

Não podemos ensinar uma coisa e viver outra.

 

 

  • HUMILDADE. A humildade é um dos pilares do discipulado cristão. Não podemos nos colocar como mestres, pois está escrito: “Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo” Mt. 23:10.

A tentação do discipulador se colocar como “senhor e mestre” do discípulo é grande. E digo mais, isto é uma armadilha do Inimigo. O alvo de Satanás é levar o homem ao mais alto grau de soberba e arrogância. E o discipulador que vai por este caminho está aprendendo na cartilha dele, do adversário.

  • AMOR. O amor é o principal pilar dessa obra. Jesus no momento de maior dor de sua vida  não acusa seus discípulos de lhes terem abandonado, mas; “como havia amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” João 13:1b.

O amor nos torna paciente. É preciso uma boa dose de paciência para conduzir outros ao alvo do discipulado cristão.

O amor cobre erros e defeitos. Tudo suporta.

Quando amamos somos motivados a irmos adiante.

 

  • DEDICAÇÃO. O bom discipulado cristão está na dedicação. Ser dedicado é ser consagrado. O sucesso deste ministério está na dedicação. A perseverança é a marca das pessoas de sucesso. E o dedicado é perseverante por natureza.
  • ALEGRIA. Ser alegre não é ser irresponsável. A alegria é motivadora. O discipulador alegre forma discípulos alegres.
  • PERSEVERANÇA.  O discipulado cristão é baseado no exemplo. Se você é perseverante, seus discípulos também serão.

 

     Vamos juntos como igreja viva, que é a expressão exata de Cristo sobre a face da terra,  “fortalecendo o Corpo de Cristo para a Expansão do Reino de Deus.”